terça-feira, 27 de março de 2012


PREDICAÇÃO VERBAL
É a característica do verbo de aceitar ou não o complemento. Quanto à predicação os verbos podem ser significativos ou de ligação.
Chamamos de verbos de ligação os quais têm apenas a função de estabelecer uma conexão entre o sujeito e outro termo. Esses verbos não possuem sentido em si, ou seja, são vazios de significado. Sua função é somente a de ligar dois elementos na oração.
Examinemos a seguinte frase:

 Os estudantes estão eufóricos.

Nessa oração, o verbo estar não significa nada em relação às coisas que existem fora do texto, no mundo biossocial em que vivemos. Ele só relaciona o sujeito (os estudantes) com o termo “eufóricos”.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, continuar, parecer, permanecer, tornar-se, ficar, e alguns outros que, dependendo do contexto, podem assumir esse tipo de emprego. Por exemplo: andar, viver, fazer-se, mostrar-se, virar etc. Exemplos:

Minha mãe anda nervosa demais. (ligação)
Andei demais e não achei a loja que você me falou. (intransitivo)
Esses meninos vivem ansiosos para jogar bola. (ligação)
Neste lugar tranquilo as pessoas vivem por muito tempo. (intransitivo)
Não se faça de desentendido! (ligação)
Que se faça a sua vontade. (transitivo direto)
O rapaz mostrou-se um verdadeiro cavalheiro. (ligação)
Os expositores mostraram verdadeiras obras de arte. (transitivo direto)
O sapo virou príncipe. (ligação)         
Não vire as costas para mim! (transitivo direto)
Não banque o imbecil. (ligação)
Estou bancando a minha própria vida. (transitivo direto)          

Para identificarmos um verbo de ligação, devemos atentar para as seguintes características no seu uso:
1)      Não ter significado próprio;
2)      Reconhecer o predicativo que o acompanha.
Os verbos significativos, como o próprio nome já diz, trazem consigo uma carga de significação do mundo à nossa volta. São verbos que representam ações. Eles podem ser intransitivos e transitivos.

INTRANSITIVOS: são os verbos que não necessitam de complemento, pois possuem sentido completo. Exemplos:

As crianças já dormiram.
Neste mês a inflação caiu.
Eu ainda não almocei.
As flores de plástico não morrem. (Titans)
As flores sempre murcham.
O bolo não cresceu.

TRANSITIVOS: são os verbos que não possuem sentido completo, por isso precisam de complementos.

TRANSITIVO DIRETO: não necessita de preposição obrigatória. O termo que o completa é chamado de objeto direto. Exemplos:

Com tanta coisa pra comprar, ela comprou uma peruca.
Assim você me mata! (Michel Teló)
Eu acho que não fechei a porta nem desliguei o ferro de passar roupa.
Ainda não fiz o trabalho de casa.
Quer me devolver meus livros, por favor?
Eu amo meus filhos.

TRANSITIVO INDIRETO: necessita de preposição obrigatória. O termo que o completa chama-se objeto indireto. Exemplos:

Há quem acredite em milagres. (Ana Carolina)
Pense em mim, chore por mim, liga pra mim. (Leonardo)
Nem sei se gosto mais de mim ou de você. (Roberto Carlos)
Preciso de você, sentir o seu calor e a sua companhia. (Babado Novo)

TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO: exigem dois complementos, um com preposição e outro sem. Exemplos:
E a Lua (...) pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel. ( João Bosco)

Mande água pra ioiô. (Haroldo Lobo e Nássara)

Vem mostrar pra mim o seu calor. (Babado Novo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário